sábado, 7 de março de 2009

DO JEITO QUE ESTÁ NÃO DÁ PARA CONTINUAR.

TEM MOMENTOS NA VIDA DO CRISTÃO QUE ALGUMAS ATITUDES ENÉRGICAS PRECISAM SER TOMADAS.

No meu tempo de seminário – 1988 - eu fui convidado por um pastor da cidade de Campinas – SP, para passar um fim de semana na sua igreja e ajudar naquele novo trabalho. Enquanto saboreavamos um delicioso lanche ele falou da nova igreja e como tudo estava caminhando.
Me chamou a atenção uma atitude que ele teve de tomar e que a princípio pareceu-me errada, mas foi necessária.
A igreja ficava num bairro onde o tráfico de drogas dominava e quem comandava alí era um traficante considerado perigoso e temido por todos.
Todas as semanas o pastor passava por alí e se dirigia a uma casa onde a família se convertera para fazer o trabalho de discipulado; e isto ele fazia com muita alegria. Certa tarde quando caminhava para aquela casa, foi abordado pelo traficante que lhe avisou que por alí ele não ía mais passar. O pastor tentou dialogar com aquele homem que se achava o dono da região. Falou de Jesus para ele, entregou-lhe um folheto que em seguida foi rasgado pelo tal, e tudo que fez foi sem sucesso algum, mas em seu coração não havia qualquer desejo de parar com o trabalho do Senhor.
Durante aquela semana o pastor se consagrou e intercedeu em favor daquele traficante e de todos os moradores daquele lugar. Confiante em Deus, no dia do compromisso ele voltou à casa da família que estava discipulando, mas no caminho foi impedido de continuar sua caminhada. Tentando se livrar do bloqueio foi agredido com violência e ficou machucado. Aquele pastor um pouco atordoado disse ao homem: Filho, o trabalho que eu faço é do Senhor e oposição alguma vai me impedir de continuar. O bandido respondeu: Se você insistir eu te mato! Diante da ameaça o pastor não se acovardou e tentou passar. O bandido reagiu com um golpe mortal, porém, o que ele não esperava é que o pastor, no passado, aprendeu por um bom tempo artes marciais e com uma habilidade espetacular, se defendeu do bandido valentão. O pastor deu-lhe uma boa surra, imobilizando-o por completo. O traficante era um homem temido, mas a partir daquele momento todos elogiaram a atitude do pastor que passou a ser muito respeitado naquele lugar.
Na outra semana quando se dirigiu à família que discipulava ficou sabendo que ao enfrentar a polícia o tal bandido ficou gravemente ferido vindo a falecer. Aquele bairro mudou, o trabalho daquele pastor ficou sendo muito respeitado e hoje, pessoas que viram o que aconteceu naquele dia, foram salvas e estão firmes na igreja servindo ao Senhor.

Não estou dizendo que na obra de Deus, ou na vida do crente, as coisas devem funcionar assim. Mas às vezes algumas decisões mais fortes são necessárias, como por exemplo:

O que será que fez Cristo preparar um azorrague (chicote) – embora não tenha agredido ninguém – mas derrubou a mesa dos cambistas expulsando todos do templo?

E a atitude de José do Egito com os irmãos, com o pai, que resultou em benção para todos?

A Bíblia fala sobre o Fruto do Espírito Santo na vida do crente, sendo que uma das marcas é o: Domínio Próprio (Gálatas 5. 23). E o que é o domínio próprio?

- Quem tem domínio próprio se autodomina. Quem não tem é dominado por algo ou por alguém.
- Quem tem domínio não permite que sentimentos e desejos o controlem; antes, controla-os, não se permitindo dominar por atitudes, costumes e paixões.

Domínio próprio, portanto, é a capacidade efetiva que o cristão deve ter de controlar seu corpo e sua mente, impedindo que forças internas ou externas sejam um obstáculo.

Quando fez o homem, Deus deu-lhe o privilégio de dominar sobre todas as coisas conforme está registrado em Gênesis 1.26. Por outro lado o salmista também relembra esta competência humana, ao dizer que Deus deu ao homem domínio sobre todas as obras das suas mãos e dos seus pés conforme o Salmo 8.6.
Acredito também que este domínio seja de autoridade para agir com ousadia, coragem, sem mêdo de perder, ganhar ou até mesmo morrer. Pode ser aquele momento decisivo, final, definitivo, isto é: do jeito que está não dá para continuar.
Isto pode acontecer se necessário for: na família, no casamento, na empresa, na igreja, num relacionamento, na vida pessoal; e por mais difícil que pareça a decisão é sempre procurando o melhor - embora não pareça.

Como crentes temos que buscar as marcas de Cristo em nós: o amor, a alegria, a paz, tudo o que é bom, puro, verdadeiro, o domínio próprio, ... mas tem momentos que precisamos agir e tomar decisões fortes para resolver certas situações, por mais que pareça errado. Isto porque:

TEM MOMENTOS NA VIDA DO CRISTÃO QUE ALGUMAS ATITUDES ENÉRGICAS PRECISAM SER TOMADAS.

Edécio Augusto.

Nenhum comentário: